quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Web 2.0 e o Show do EU!

Lembro, como se fosse hoje, da noite em que concluir a leitura do texto Show do Eu de Paulo Sibilia. Este texto, me inspirou a, dentre outras coisas, me exibir na internet, pois, parafraseando o poeta Manoel de Barros, "Nas redes sociais,só 10% é Mentira. O Resto é Invenção!!" Então. Resolvi modificar a minha foto do perfil do Facebook (uma foto liiiiinda que tirei em 2010!!!) pra ver quantas "curtidas" eu receberia. Oxi. 132 curtidas e alguns comentários!!! A partir daí, começei a observar a necessidade que cada um de nós (ops!) tem de exibirmos a nossa intimidade na internet: #partiuacademia #partiurestaurante #partiupiscina #partiupraia são apenas algumas (neste gigantesco universo de auto afirmação e de expressão!!!) "targs" que expressam (será?!) a subjetividade daqueles que navegam diariamente por aquele (este) espaço.É o ser e o estar no mundo, que vai se instalando, modificando, mudando, desaparecendo, nestas novas práticas de expressão e comunicação via internet. Tudo isso, numa rapidez que dá até medo...Fico pensando ainda, como a escola, acostumada a proibir, coibir, inibir lida como o EXIBIR da geração WEB 2.0?!  

Esta geração segundo o texto, O aspecto relacional das interações na Web 2.0  de Alex Primo é a segunda geração de serviços na rede. Dentre as repercussões sociais da Web 2.0 o autor destaca o
trabalho coletivo, a troca afetiva, a produção e o aparecimento de um novo formato para a circulação de informações, publicações através de Blog, Flickr, enciclopédias colaborativas...ou seja, na rede, qualquer um produz e pesca conteúdo! 

Além disso, na web 2.0, não apenas aspectos tecnológicos e do conteúdo devem ser levados em conta, mas também as interações sociais e a sua forma e aspecto relacional. Segundo Primo, uma rede social não é qualquer rede, e como fenômeno sistêmico, produz, constrói (e por que não, destrói?) relacionamento entre os interagentes, possibilita intercâmbios e encadeamentos discursivos. Embora, não existe "laço" todos e todas estão participando de um processo social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário