quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

02 Palavras (Commons e Rossio) = Vários nós no Juízo!

Boa tarde!!!! 


Neste post (dificil e delicado de escrever!!), me deparei com duas palavras que deram alguns nós em minha cabeça: Commons e Rossio. Lendo e relendo as ideias trazidas pelos textos, bem como aquelas publicadas nos blogs dos mestrandos e doutorandos da disciplina e mais ainda, após as discussões que a professora Bonilla nos trouxe na última aula (que pra mim foi bastante rica!!!) percebo que (talvez) a minha dificuldade em discorrer sobre o tema LIBERDADE tenha a ver com a minha dificuldade em lidar com a mesma...até que ponto lidamos bem com a LIBERDADE que nos é concedida? E por acaso, lidar bem ou lidar mal (conceito que é bastante relativo e que dependerá da visão de mundo de cada um!) é condição para sermos livres??? 

Não sei se tem a ver com a discussão,mas um dia desses estava refletindo sobre a quantidade de informações que jorra diariamente pelas páginas do facebook. Quando falo em dificuldade em lidar com LIBERDADE, no inicio do texto, significa que em um determinado momento me deu vontade de ser uma espécie de filtro que vai "selecionando" aquilo que pode e o que não pode cair na rede. Nem tudo que cai na rede é peixe. Ou é? Contraditória eu, né mesmo? Sou sim...creio que esta sensação, tenha a ver com o meu percurso formativo...não é isso que nossas escolas e currículo fazem?? Selecionar, filtrar, escolher, aquilo que é "importante" para a nossa formação??? E com relação ao uso de tecnologias? Não é o controle, o bloqueio ao acesso, a propriedade do saber que definem ações cotidianas, de uso, por exemplo da internet?? Vou desenvolver esta última idéia lá na frente...no próximo post, pois acabei de ler dois textos incríveis sobre INCLUSÃO DIGITAL... 


Pois Bem.É exatamente este tal filtro, essa síndrome de centralização, posse e exclusividade da informação e do conhecimento (seja ele material ou imaterial) que nada tem a ver quando pensamos em Commons ou Rossio. Segundo Benkler, commons são espaços institucionais em que podemos praticar um tipo particular de liberdade. Ele diz ainda que os agentes humanos podem agir sem as restrições particulares exigidas pelos mercados, pois trata-se de um tipo particular de arranjo institucional que governa o uso e a disposição de recursos cuja principal característica, que os define de forma distinta da PROPRIEDADE, é que nenhuma pessoa tem o controle exclusivo do uso e da disposição de qualquer recurso particular. O que o commons torna possível é um ambiente em que os indivíduos e grupos são capazes de produzir informação e cultura por conta própria, tornando o processo de produção descentralizado. Aqui, a ideia é utilizar a rede mundial para oferecer informação ou troca cultural com alcance e eficácia muito maiores do que era possível anteriormente. 

Já o conceito de rival, pressupõe usos simultâneos que não competem entre si. Segundo as ideias trazidas pelo texto "Rossio Não- Rival", um rossio não rival é um conjunto de bens ou recursos não rivais que podem ser utilizados simultaneamente por mais de uma pessoa e que são utilizados em comum e simultaneamente por uma determinada comunidade. Rossio não rival é núcleo comum de fronteiras um tanto difusas...o ator traz o Software Livre como Rossio Não rival,e nos diz que com eles podemos fazer uso de programas de forma livre e comum, no qual todos tem acesso a estrutura dos programas e modificá-los desde que respeitados as licenças do software. 

Imaginem isso, os "fundamentos" e filosofia do Software Livre, como estruturante de nossa educação e de nossa relação com o saber em nossas escolas?? Imagine o currículo, deixando de ser propriedade privada e se tornando "currículo livre", com seu "código fonte" liberado para os seus "usuários" permitindo,  que todos os atores sociais imersos em processos educativos possam modificá-lo???

Pensemos nesta possibilidade!!!!


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