quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CANSEI!

Boa Tarde!!!!

Nesta semana, discutiremos sobre a tão famosa e polêmica ideia de INCLUSÃO DIGITAL, a luz das discussões trazidas pelos textos "Inclusão digital: ambiguidades em curso de Paulo Cézar Oliveira e Maria Helena Bonilla e do texto Políticas Públicas para a Inclusão Digital nas Escolas de Maria Helena Bonilla. Ambos (muitos bons por sinal!!!!) se complementam e nos fazem pensar, pensar, repensar sobre a tal inclusão e sua relação com a sociedade, com a cultura e com a educação...Na verdade esta palavra sempre me incomodou (da mesma forma que a palavra cidadania e seu uso nos mais diversos discursos também me incomodam). E lendo, principalmente o primeiro texto, no qual há uma importante revisão teórica sobre este termo e o seu antônimo, a exclusão descubro que  a Inclusão e a Exclusão são antagonismos que compõe os principais sentidos atribuidos à noção de inclusão digital; descubro as controvérsias teóricas do termo exclusão; descubro a desigualdade quanto ao acesso de grande parte da população às Tecnologias Informação e Comunicação e as tentativas (válidas, mas equivocadas!), por parte de numerosas políticas públicas de tentar minimizá-la...muito parecida com a idéia do "antes isso do que nada!!". (Re) descobrir, lendo este texto, que incluir pressupõe (sim!) um eu hegemônico, um discurso único no mundo e que muitas vezes tal processo provoca a manutenção de uma determinada forma de dominação.

Descobrir, Li, pensei, mais pensei tanto que Cansei...

Cansei da labuta diária. Cansei da escola. Cansei de nossas tentativas de fazer com que escolas e outras instâncias repensem seus paradigmas e suas visões de sujeito, de educação, de tecnologia e de sociedade. Cansei de viver como antigamente no mundo de hoje (mesmo descobrindo, na leitura do livro Bergsonismo, de Deleuze, que passado e presente coexistem!!!!). Cansei de dizer que a Tecnologia (assim como o cinema, o vídeo, o documentário!!!) não deve ser concebida como mero instrumento e sim como estruturante e uma outra lógica...de uma lógica mais contemporânea...Cansei de lembrar dos Cursos de Formação de Professores oferecidos por tantos programas, de suas Aulinhas de Informática,  e da oferta de computadores, tablets, na perspectiva de incluir sem pensar ou se preocupar que este processo pressupõe a criação de oportunidade para que indivíduos, jovens, professores de nossas escolas vivam, experenciem e se tornem "conscientes" de que a cultura digital tá aí....se atualizando... 

Cansei de ler um monte de textos sobre Educação e Tecnologias, dar aulas numa Escola de Arte e Tecnologia, mas, no outro dia, em sala de aula, fazer chamada, controlar horário, escolher conteúdo, pedir para que meus alunos desligem os celularer, não acessem o facebook, não pesquisem na internet (porque você tem livro didático e eu já trouxe o texto xerocado!!) porque esse negócio de digital atrapalha o presencial, deixa a turma dispersa, livre, e eu, a PROFESSORA, não consigo ministrar minha aula. Cansei, ainda, de descobrir (mesmo que a descoberta seja algo tão lindo e importante para a humanidade!!!) as contradições presentes nestes programas de inclusão digital que parece que quanto mais a gente nada mais a gente morre na praia....que quanto  mais se tenta inclui mais excluimos, pois mantemos todo mundo no centro (e não na margem, na borda, ohhhh quem dera estarmos na borda, na rede!!!)

Me desculpa, mas tô CANSADA!





3 comentários:

  1. Importante a tua indignação, na forma de cansaço... Pois o sistema cansa a vista daqueles que tentam enxergar os raios solares do horizonte da mudança... Também ando cansada... de termos nossas vozes inaudíveis aos ouvidos cheios de cera do Estado..

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sabe que também percebi que estou ficando cansada!!!! São tantas promessas, tantas teorias, e tão pouca prática. As contradições... Incluir, excluir, iguais, diferentes, rs... Esses conceitos foram criados por quem???? Isso cansa mesmo viu, rs. (Adorei o texto!!!)

    ResponderExcluir
  3. Vamos, então, começar a política de desexclusão, para ver se chegamos a estar inseridos em algum contexto. Se a exclusão não existisse, não nos cansaríamos com tanta redundância politiqueira sobre inclusão.
    Mas como ainda existem essas politicas, vamos então para a inclusão de férias, estamos precisando, cansaço mental é mais desgastante que físico.

    ResponderExcluir